A Importância de fazer Marketing no Agronegócio Brasileiro


27 de agosto de 2005



O Brasil sempre teve uma vasta quantidade de terras produtivas, porém nunca atingiu o status de líder mundial do agronegócio.
Desde meados de 2003 somos campeões na exportação de carnes bovinas, e agora depois de um período de turbulência com a queda do preço da soja juntamente com diminuição da produção de soja dos Estados Unidos devido ao clima que não foi favorável, tudo aponta para que teremos bons tempos para os agricultores e para toda cadeia do agronegócio brasileiro. Esperamos ganhar o espaço de 2% deixado pelo Estados Unidos na produção de soja, mas o importante de tudo isso é valorizar nosso produto, já que o agronegócio brasileiro é responsável por 30% do PIB Produto Interno Bruto, e nossos governantes não estão dando a devida importância para este setor, o negócio e reagir e utilizar o Marketing como ferramenta para valorizar e aumentar as vendas da nossa produção. Não só trabalhar com propaganda, mas sim, utilizar a pesquisa e a agregação de valor e de serviços aos nossos produtos, ganhando mercado com qualidade e não apenas com preços, pois no marketing ainda podemos trabalhar com o produto, com a promoção, com a distribuição e escoamento dos produtos. Temos que mostrar que na guerra pela qualidade de serviço também somos bons e isso deve ser destacado cada vez mais para nossos consumidores estrangeiros. Estratégias como as diversas formas de pagamento juntamente com prazos e a facilidade de aquisição de nossos produtos deve atuar juntamente com o Marketing deixando claro para o consumidor que o Agronegócio Brasileiro tem competência e capacidade para garantir que nossos produtos podem chegar às prateleiras de supermercados com qualidade, valorizando assim nossos produtos. O importante de todo esse processo é estreitar o relacionamento da produção com o cliente final, podendo assim cada vez mais atendê-lo de acordo com suas exigências. Novas estratégias para atender as exigências do consumidor estão cada vez mais presentes na industria e nos serviços oferecidos pelo agronegócio. Uma das estratégias usadas pelas as empresas brasileiras a fim de ganhar credibilidade e confiança com os clientes é a inserção de consultores dentro da produção brasileira, contratados pelos clientes estrangeiros, que garante que os produtos cheguem de acordo com os padrões de qualidades exigidos. Assim criando um marketing de relacionamento com o cliente e garantimos a aceitação e a venda dos
nossos produtos agroindustriais. 


Fernando

Professor Universitário, Assessor / Consultor Educacional e Empresarial 
Fonte: http://www.administradores.com.br/


0 comentários: